Catedral Metropolitana de Fortaleza Ceará

A Catedral Metropolitana de Fortaleza chama atenção pela sua grandeza. Esse maravilhoso monumento histórico comporta nada mais nada menos que cinco mil fiéis e suas torres góticas chegam à altura impressionante de 75 metros. Inaugurada em dezembro de 1978 e projetada por um arquiteto francês, a Catedral levou quase quarenta anos para ser concluída devido à falta de recursos.

Mas a longa espera valeu a pena para os fortalezenses que têm na Catedral um dos seus maiores atrativos turísticos. Ela possui um estilo gótico-romano e é a terceira maior do Brasil. A arquitetura e o seu fascinante acervo de arte sacra atraem além de fiéis, muitos turistas. Além de todas essas belezas, o templo possui pequenas capelas e criptas, belíssimos vitrais, peças decorativas e um altar presenteado por um fiel da cidade italiana de Verona.

Inspirada na catedral da cidade alemã de Colônia e na de Chartres, a Catedral Metropolitana de Fortaleza está localizada muito próxima do Mercado Central de Artesanato de Fortaleza e também da Fortaleza Nossa Senhora de Assunção. As missas são realizadas todos os dias, menos às segunda-feiras e São José é o santo padroeiro do templo.

Por dentro, a iluminação, depois da última reforma, foi readaptada. O crucifixo, ao lado do altar, veio da Itália, referência católica na Europa. Os painéis de mármore estão nos quatro cantos. Vitrais com passagens bíblicas remetem à arte sacra. A Catedral impressiona pela arquitetura, iluminação e vitrais.

   

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *