Praia de Cumbuco – Caucaia CE

Apenas 5km depois do Icaraí é uma colônia de pescadores cercada de dunas e coqueiros.
Passeios de jangada, a cavalo, de buggy e ultra leve estão disponíveis. Vale a pena conhecer a Lagoa do Banana, encravada entre as dunas. Outra atração é experimentar o esqui na areia, nas dunas do Cumbuco.

Deslizar morro abaixo em uma pequena prancha de madeira é uma experiência emocionante, que termina com um delicioso mergulho em uma lagoa de água doce. Esta brincadeira que nasceu no Ceará está virando esporte sério e já acontecem campeonatos em vária partes do Brasil e do Mundo com o nome de Sand Board.

a praia de Cumbuco tem se adequado às exigências de quem visita, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 40 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional com mais de 20 restaurantes, de especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional entre outras.

Outro destaque importante de Cumbuco são as praias paradisíacas e as lagoas. A praia de Icaraí fica a só 10km de Cumbuco e a região é de fácil acesso, existem trasportes alternativos e Ônibus a custo bem económico. Para viajar desde Fortaleza tem ônibus que faz o trajeto Beira Mar – Cumbuco. O lagamar e a Barra de Cauípe “O melhor ponto para prática de Kitesurf do Brasil” se encontra formada pela foz do rio Cauípe que deságua no mar, a bela paisagem conta com dunas, mangue e extensa área de coqueiral. Esta praia também abriga uma vila de pescadores.

Com excelente localização no Nordeste Brasileiro, especificamente na Costa Oeste do Ceará, inserida na região Metropolitana de Fortaleza, distante aproximadamente apenas 30 kn do Centro da Capital cearense. O acesso é feito através das rodovias BR-020, BR-222, 4º Anel Viário e CE 090. Sua posição privilegiada é muito procurada por esportistas do mundo todo, já que os melhores ventos passam por essa região. Windsurf e kitesurf são os mais praticados. Por outra parte, tanto Cumbuco como todo o município de Caucaia, conta com uma ótima infra-estrutura de hospitais, escolas, clubes, parques saneamento, estradas, agências bancárias, correio, comércio em geral, transporte (ônibus, trem), estádio e ginásios poliesportivos, além de infra-estrutura turística, hospedagem e alimentação.

Importante! As principais Agências Bancárias (Bradesco, Caixa Económica, Banco do Brasil) encontram-se localizadas na sede do Município de Caucaia.

História: Quem conhece o Cumbuco sabe que é um lugar paradisíaco, mas são poucas pessoas que conhecem a história desse lugar.

A palavra “cumbuco”, em tupi-guarani, significa “onda longa e baixa”.

Tudo começou com a Vila dos Pescadores do Cumbuco, que era uma fazenda dividida em duas partes: Parnamirim e Jabaquara. Essa fazenda estava abandonada desde 1858.

Em 1976, já moravam quase 79 famílias nessa vila, que não possuía água tratada, posto médico e nenhuma estrada.

Em 1972, o engenheiro João Bosco Aguiar Dias conheceu a região e decidiu urbanizá-la.

Em 1975, iniciaram-se as obras de urbanização da vila. E em 1978, houve a inauguração da Colônia de Pescadores Z-7 que foi reconhecida pela Capitania dos Portos. No mesmo ano, aconteceu a venda do primeiro lote do Loteamento da Praia do Cumbuco.

Hoje, o Cumbuco é uma das praias mais procuradas por turistas do mundo inteiro, após passar por um desenvolvimento urbano.

Ainda hoje, o Cumbuco se desenvolve em âmbitos econômicos, sociais, estruturais e urbanos para melhor receber os visitantes dessa linda praia.

Fotos:

   

Veja Também:

Meu Ceará é assim
Belezas e Praias de Aracati - CE

Voltar ao topo

Deixe uma resposta

Terminou?

Voltar ao topo